Bem-vindo(a)

sexta-feira, março 26, 2010

Teoria da Hiper-Relatividade e Hiper-Tempo


Vcs conhecem a Teoria da Hiper-Relatividade?

Não???

Claro. Eu ainda não a contei a ninguém!

Pois vou contar a vcs em primeira mão a Teoria da Hiper-Relatividade...

Para entender essa teoria vamos primeiro entender a Teoria da Realatividade.

De acordo com Albert Einstein, na Teoria da Relatividade tudo é relativo. Inclusive o espaço e o tempo.

Se uma pessoa se aproximar em alguma espécie de nave a velocidade da luz, se ela tiver um relógio, o quanto mais próximo da velocidade da luz ela chegar mais lento o ponteiro do relógio vai andar. E se ela chegar a velocidade da luz esse relógio irá ficar parado. Se essa pessoa ultrapassar a velocidade da luz essa pessoa vai viajar no tempo para o futuro. Pois a luz é ponto de referência que mede o espaço/tempo.

Se, por exemplo, uma pessoa que tiver um irmão gêmeo viajar para o espaço e ficar lá 10 anos quando ela voltar ela só vai ter envelhecido o tempo que ela ficou mas o irmão gêmeo dela terá envelhecido muito mais pois os 10 anos lá no espaço foram equivalente a uns 30 anos aqui na Terra.

E em outros planetas o tempo passa diferente tb. Mais rapido ou mais devagar se passam os dias e noites de acordo com a dimenção do planeta, seu espaço e a gravidade.

Pois tudo é relativo. Até o tempo.

Uma vez perguntaram a Einstein sobre a Teoria da Relatividade e ele respondeu:

Se um homem senta do lado de uma mulher bonita durante uma hora, essa uma hora pra ele passou um minuto. Mas se esse mesmo homem senta em uma chapa quente durante um minuto, esse minuto pra ele passou como uma hora. Isso é relatividade.

Pois bem, se segundo a Teoria da Relatividade, tudo é relativo inclusive o tempo.

Na Teoria da Hiper-Relativiade o teórico (leia-se eu) diz que a hiper-realidade influencia na percepção de tempo em que nos temos em nossa mente fazendo com que por causa dos elementos tecnológicas do mundo pós moderno que aparecem para ocupar nosso tempo nós fazemos uma hiper-realidade do tempo fazendo uma hiper-relatividade do tempo. O tempo torna-se para nós então um hiper-tempo. Pois o tempo começa a passar de forma mais rápida para nós, do que ele realmente passa. Pois são tantas coisas para ocupar o nosso tempo que nós não percebemos o tempo passar. Isso é hiper-relatividade.

Vou dar um exemplo de hiper-relatividade.

Se vc espera em uma fila gigante do banco para fazer um pagamento ou algo assim essa fila demora horas e vc fica querendo com que sua vez chegue logo e ela parece não chegar nunca.

Mas se vc pega o seu aparelho de celular e faz uma realidade aumentada em forma de jogar algum jogo no celular ou conversar no msn com seus amigos pelo celular essa hora passa em poucos minutos e vc quase perde a vez de fazer o pagamento pois o hiper-tempo passou de forma diferente do tempo e vc não percebeu o tempo passando e a sua vez sendo chamada. A hiper-realatividade então é auxiliada geralmente por objetos que fazem realidade virtual, realidade aumentada ou realidade misturada.

E é isso que vem acontecendo nos dias de hoje. Antigamente quando não existia internet nem nada desse tipo o tempo parecia passar de forma devagar e um ano demorava muito pra passar.

Hoje em dia com jogos, internet, celular e mais um monte de coisas reais pra fazer e se ocupar, estamos ocupados o tempo todo e quando menos esperamos o ano já está acabando. É como se fossemos ao espaço como na história dos irmãos gêmeos enquanto estamos nos divertindo com coisas de realidade virtual. Pois a nossa ilusão faz com que nós não percebemos o tempo passar. Faz-se então na nossa cabeça o hiper-tempo.

A hiper-relatividade é quando percebemos de forma diferente qualquer coisa do mundo real como o tempo, por causa de uma ilusão em que criamos em nossa mente, causado por elementos de realidade virtual, realidade aumentada ou realidade misturada. Como jogos de video game, jogos de celular, internet, etc.

O ano para nós passa muito mais rápido hoje em dia do que antigamente por causa da hiper-relatividade.

Dedico essa teoria ao professor Klaus Rabello da ESPM Rio pelo apoio.

Um comentário: