Bem-vindo(a)

quarta-feira, março 10, 2010

História do RFID

Os avanços tecnológicos das décadas de 50 e 60 contribuíram para o desenvolvimento da tecnologia de RF ou também chamado de rádio freqüência.

Cientistas e acadêmicos dos Estados Unidos, Europa e Japão realizaram pesquisas e apresentaram estudos explicando como a energia RF poderia ser utilizada para identificar objetos remotamente.

Empresas começaram a comercializar sistemas anti-furto que utilizavam ondas de rádio para determinar se um item havia sido roubado ou pago normalmente.

A primeira patente sobre RFID foi feita por Mario W. Cardullo para uma etiqueta ativa de RFID com uma memória recarregável em 23 de janeiro de 1973.

Nesse mesmo ano, Charles Walton, um empreendedor da Califórnia, recebeu a patente por um transponder passivo usado para destravar uma porta sem a utilização de uma chave.

O governo dos Estados Unidos também tem voltado atenção para os sistemas RFID. Na década de 70, o laboratório nacional de Los Alamos teve um pedido do departamento de energia para desenvolver um sistema para rastrear materiais nucleares. Um grupo de cientistas idealizou um projeto que seria colocado um transponder em cada caminhão transportador, que seria correspondente a uma identificação e também outro tipo de informação, como, por exemplo, a identificação do motorista.

No começo da década de 90, engenheiros da IBM desenvolveram e patentearam um sistema de RFID baseado na tecnologia UHF(Ultra High Frequency).

O UHF oferece um alcance de leitura muito maior (aproximadamente 6 metros sobre condições boas) e transferência de dados mais velozes. Apesar de realizar testes com a rede de supermercados Wal-Mart, não chegou a comercializar essa tecnologia. Em meados de 1990, a IBM vendeu a patente para a Intermec, um provedor de sistemas de código de barras. Após isso, o sistema de RFID da Intermec tem sido instalado em várias aplicações diferentes. Mas a tecnologia era cara para o preço das vendas naquela época, e faltava interesse internacional.

Hoje em dia essa tecnologia é muito mais comum por causa do preço acessível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário