Bem-vindo(a)

terça-feira, março 23, 2010

Os Bezerros de Ouro da Atualidade

O Bezerro de Ouro da época de Moisés foi um episódio em que quando Moisés subiu ao Monte Sinai pra conversar com Deus, os hebreus estavam adorando um outro deus. Uma estátua de um Bezerro de Ouro que não era deus nenhum e não tinha nenhum valor religioso.

Moisés então se enfureceu e jogou as placas dos dez mandamentos no chão.

No marketing e no mundo mercadológico de hoje em dia chamamos de Bezerro de Ouro todas as marcas que não tem valor nenhum mas que as pessoas endeusam essas marcas por causa do marketing e da publicidade como se elas tivessem um enorme valor.

Mas segue o meu pensamento...

Não seriam todas as marcas na verdade um grande Bezerro de Ouro? E o nosso próprio Deus outro Bezerro de Ouro?

Não quero entrar na discussão religiosa e prefiro me manter no assunto acadêmico. Vou só discursar sobre as marcas. Pois eu acredito em uma verdade natural da singularidade do universo e essa verdade eu chamo de Deus. Que é diferente do Deus da Bíblia. É algo parecido com a Força de Star Wars, mas não exatamente isso. E não é nenhum Bezerro de Ouro. Mas o que eu acredito sobre isso não vem ao caso, pois não é assunto acadêmico.

Porém no aspecto mercadológico eu acredito que todas as marcas são na verdade um Bezerro de Ouro!

Se todas as marcas não fossem um Bezerro de Ouro marcas que antes eram consideradas fortes como a GM não iam quebrar com uma simples crise.

E o que posso falar de marcas como a Varig? Que não tem nenhum avião. Tinha uma divida gigante e mesmo assim foi vendida por milhões? Ia sair muito mais barato começar uma empresa do zero, sem dividas e alugar novos aviões... Mas não teria o poder da marca. O que prova que a Varig é na verdade outro grande Bezerro de Ouro.

E o que é melhor? Ter a marca da Coca-cola sem o refrigerante ou o refrigerante sem a marca e poder comercializá-lo? Eu sem duvida optaria pela marca da Coca-cola e comercializar outro refrigerante.

Mas pra mim todas essas marcas são Bezerros de Ouros que colocamos em nossas mentes.

Acredito eu. Sem exceções... Quiçá o próprio Deus.

Adoração ao Bezerro de Ouro - Nicolas Poussim

Nenhum comentário:

Postar um comentário